24 de novembro de 2010

A REVOLUÇÃO DO PEN DRIVE

A Revolução do Pen Drive em menos de 10 anos de historia

   Pen Drive é um dispositivo com memória flash que funciona como unidade de armazenamento removível. Utilizam para comunicação uma porta USB, basta conectar para que o sistema operacional automaticamente reconheça o pen drive como uma nova unidade de armazenamento pronta para ser utilizada.

   Podemos transporta-lo no bolso, na bolsa, no pescoço, mala e etc... nem todos tem a noção de como funciona uma das maravilhas do universo da informática. O pendrive teve inicio no ano 2000, já a da memória flash que é a utilizada nestes dispositivos começou em 1980. Os primeiros pen drivers chegavam a 8MB de armazenamento o que era muito na época, comparando com os falecidos ou extintos disquetes que armazenavam no máximo 2,88MB ( eu lembro da época em que usava disquete, era um problema na vida de uma pessoa, perdi a conta de quantos disquetes meus ficaram inutilizáveis pois é uma mídia magnética removível e qualquer exposição a campos magnéticos como um monitor era um problema.). Hoje em dia há pen drivers com 64GB ou mais em menos de 10 anos de história.

   Como citado acima os pen drivers utilizam uma memória flash como modo de armazenamento e uma das vantagens é que ela é eletrônica e não magnética como eram os disquetes, dessa forma os dados gravados dificilmente se perdem caso haja interferências de campos magnéticos.

   Resumindo os pen drivers possuem um chip gravável e regravavel  e o processo de armazenamento ocorre por meio de elétrons que ao receberem carga positiva se tornam o número 1 e , ao perder em carga se transformam em 0, lembrando do famoso código binário. Além de ser pequeno e fácil de usar, um dos fatores que faz dos pen drivers um verdadeiro sucesso de vendas é a quantidade de modelos muito loucos.
Diversos pendrivers - 01

Diversos pendrivers - 02
Diversos pendrivers - 03
   Hoje em dia os pen drivers são bem acessíveis, existem modelos para todos os gostos que custam menos de R$50,00. Além das vantagens múltiplas, podemos utilizar o pen drive como memória auxiliar. Usuário do windows vista dispõe de um recurso chamado ready boost, que utiliza o pen drive como memória auxiliar.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário